sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O que é motricidade fina ?


Quando a maioria dos pais pensam no desenvolvimento dos seus filhos normalmente lembram-se a idade em que sentaram, engatinharam e andaram. Se lhes perguntarmos a idade em que começaram a apanhar objetos pequenos entre o polegar e o indicador, ou em que idades começaram a passar um objeto de uma mão para outra, verificamos que normalmente não prestaram atenção a estes aspectos do desenvolvimento motricidade fina.
O desenvolvimento motor fino é a maneira como usamos nossos braços, mãos e dedos. O que inclui alcançar, agarrar e manipular objetos, tais como tesoura,lápis, talheres. Ou seja, é a capacidade de usar mãos e dedos de forma precisa, de acordo com exigências da atividade e refere-se competências necessárias para manipular um objeto. 
O desenvolvimento da motricidade fina é essencial para interação da criança com meio e acontece quando a criança se relaciona com objetos e usa ferramentas,por exemplo nas atividades de vida diária. A sua maturação faz-se desde o nascimento,numa interação contínua com desenvolvimento motor global.

Fonte: A criança e a motricidade fina; Paula Serrano e Cira de Luque

3 comentários: